A cidadania portuguesa é um direito previsto na lei lusitana e pode ser adquirida de diversas maneiras. Símbolo de um elo valioso com a história, a cultura e as tradições, a nacionalidade portuguesa pode ser solicitada, atualmente, por filhos, netos e cônjuges de portugueses. Pessoas residentes em Portugal também podem requerer a cidadania.
Se você possui laços ancestrais com Portugal, é muito provável que tenha direito à cidadania portuguesa!
Saiba mais sobre as principais formas de aquisição dessa nacionalidade.
Através da ascendência (jus sanguinis):
Se você é filho ou neto de português, a cidadania portuguesa é um direito seu!
Caso você seja bisneto de português e o filho ou o neto desse cidadão português ainda esteja vivo, também é possível ser elegível para a aquisição da cidadania.
Por descendência de judeus sefarditas:
Se você tiver um ascendente que seja judeu sefardita, existe a possibilidade de requerer sua nacionalidade por essa via. Judeus sefarditas são os descendentes dos antigos judeus de Portugal e Espanha.
Através do casamento ou união estável (de fato) com um cidadão português:
Se você é casado(a) com um cidadão(ã) português, pode ser elegível para solicitar a cidadania portuguesa, desde que esteja casado(a) ou unido de fato com um português há mais de 3 anos.
Por tempo de residência (jus domicili):
Se você reside legalmente em Portugal por um determinado período, pode ser elegível para solicitar a cidadania. Neste caso, se você tem filhos nascidos em Portugal, este pode ser um fator importante.
Por naturalização:
A naturalização é outra maneira de obter a cidadania portuguesa.
Por motivos humanitários ou especiais:
Em casos especiais, a cidadania portuguesa pode ser concedida por motivos humanitários, como refúgio ou proteção especial.
Conte com a Radices para assessorá-lo na análise e no processo para requerer sua cidadania portuguesa.
Radices - genealogia e cidadania
Todos os direitos reservados