Genealogia (em grego: γενεαλογία, composto de γενεά- "genea-", origem, nascimento, e -λογία "-logia", estudo, conhecimento) é uma disciplina auxiliar da História que estuda a origem, a evolução e a dispersão das famílias, assim como dos seus respectivos nomes, sobrenomes ou apelidos, e as suas estirpes (linhagens) para traçar um mapa das ligações biológicas e de afinidade entre diferentes indivíduos e gerações.
Os genealogistas usam registros históricos, entrevistas orais, análise genética e fontes secundárias para construir árvores genealógicas, tratando das ligações de parentesco tanto em sentido vertical (dos ancestrais para os descendentes ou vice-versa) quanto em sentido horizontal (dos irmãos e primos entre si).
Na contemporaneidade a pesquisa genealógica se tornou uma atividade popular, que tem provocado um impacto importante nas formas de entendimento do passado e das origens pela população em geral.
A Radices realiza pesquisas genealógicas para fins de cidadania. Esse processo busca traçar a linhagem ancestral para comprovar vínculos familiares, e assim possibilitar que descendentes de imigrantes restabeleçam laços históricos com seus antepassados e cumpram os requisitos legais necessários para obtenção de cidadania.
Radices - genealogia e cidadania
Todos os direitos reservados